QUE TIPO DE CHEFE VOC?
30/07/2013
Confira seguir, os tipos de chefe que o mercado possui e verifique se voc se encaixa em algum modelo.

 

 

CARISMÁTICO

 

Mantém o foco nas pessoas. Considera que os funcionários só darão bons resultados se estiverem felizes e satisfeitos com o trabalho. Quer crescer na carreira por meio do relacionamento, da amizade e da negociação entre as pessoas. Mesmo em momentos de crise, tenta resolver problemas com diálogo.

 

Calcanhar de Aquiles
Pode ser visto como "banana", que apenas se dá bem com as pessoas, mas é pouco efetivo. É necessário que ele se force para cobrar resultados dos funcionários, mesmo que em tom ameno.

 

*

AUTORITÁRIO

 

É exigente, direto e franco. Pode passar a imagem de intolerante e agressivo. Costuma resolver os problemas por meio do "faça o que eu mando". Quando tem uma equipe motivada e competente, é muito útil para momentos de crise, em que é preciso tomar decisões rápidas e assertivas.

 

Calcanhar de Aquiles


Hoje, é visto como ultrapassado no mercado de trabalho. As decisões passaram a ser mais compartilhadas. Pode provocar alto índice de rotatividade na empresa, o que implica aumento de custos.

 

*

TRANSFORMADOR

 

Gosta de modificar processos e fazer restruturações. Consegue reunir profissionais de diferentes estilos para fazer com que uma área problemática passe a dar resultados. Se entusiasma com mudanças, mas quando o projeto já está andando com as próprias pernas tende a perder a motivação.

 

Calcanhar de Aquiles


Precisa ficar atento ao excesso de rotatividade em cargos e empresas, o que pode ser prejudicial para o currículo

 

*

EXECUTOR

 

Executivo do tipo "mão na massa" que, mesmo tendo função de liderança, gosta do dia a dia da operação, de conquistar clientes e de resolver problemas práticos. Costuma dar resultado por agir como um "trator", não medindo esforços para que um projeto dê certo.

 

Calcanhar de Aquiles


Por investir muito tempo na operação, pode ter dificuldades para planejar e pensar no longo prazo. Pode apenas reagir a problemas, em vez de prevê-los. Costuma ter problemas com a equipe por querer imprimir demais seu próprio estilo.

 

*

VISIONÁRIO

 

Gosta de construir coisas absolutamente novas, começar um projeto do zero. Muito criativo, é movido pela vontade de inovar. É muito útil nas empresas por trazer "dinheiro novo" para a organização.

 

Calcanhar de Aquiles


Precisa ter um profundo conhecimento dos negócios da companhia para não ser visto como um "Professor Pardal", por tentar emplacar invenções que podem não gerar resultados financeiros.

 


Fonte: FOLHA DE SP.