5 frases que afastam os clientes da sua empresa.
23/10/2013
Especialistas em vendas afirmam que um bom vendedor tem que saber escutar e fazer as perguntas corretas para os consumidores.

 


O treinamento e a capacitação da equipe de vendas são atitudes essenciais para donos de pequenas empresas que desejam crescer. Para Marcelo Ortega, palestrante de vendas e consultor empresarial, falar demais e de assuntos que não têm relevância para o cliente não é recomendável. Para não soar inoportuno, o especialista afirma que o vendedor precisa cuidar da sua apresentação e não demonstrar intimidade demais.

 

No varejo, por exemplo, é comum que determinados tipos de abordagem incomodem os consumidores. “Quando você entra em uma loja, você não quer que alguém te siga. Por outro lado, você também não quer entrar em uma loja e não ser atendido”, conta Mário Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

 

“O bom vendedor foca no longo prazo para ter um cliente, em vez de ter vários clientes que não são fieis”, afirma André Ortiz, especialista em vendas e diretor da Oficina do Sucesso. Veja algumas frases que podem afastar os consumidores do seu negócio.

 

1. “Para você, eu faço um preço especial”

 

O desconto não deve ser oferecido para convencer o cliente. “É antigo, não cola há muitos anos. É mentira, ele acabou de te conhecer. E, para o cliente, fica a sensação de que você está sendo enganado”, explica Rodrigues.

 

2. “Esse produto não é para você”

 

O vendedor não deve prejulgar se o cliente tem poder de compra ou não. Para Ortega, esse tipo de atitude não só afasta um potencial consumidor como revela a arrogância do vendedor. “Não pode ter preconceito, pois um cliente insatisfeito fala mal para muitas pessoas”, afirma Rodrigues.

 

3. “Você tem certeza de que não quer levar?”

 

Saber escutar é uma das principais recomendações de especialistas em vendas. Além disso, fazer as perguntas corretas é outro desafio. “É o vendedor que quer empurrar e não escuta o que o cliente quer comprar”, diz Ortiz. Para o cliente, fica a impressão de que a outra parte só quer ganhar comissão.

 

4. “Ficou uma maravilha!”

 

O fechamento de uma venda faz parte de um processo. “As pessoas estão cada vez mais decididas a comprar, não é um elogio que vai fazer a diferença”, afirma Rodrigues. Fingir ter intimidade demais também não é recomendável. O ideal é o vendedor se adaptar ao comportamento do consumidor.

 

5. “Nós somos os melhores”

 

O jargão pode atrapalhar a venda em vez de ajudar. Nessas ocasiões, a sinceridade pode recompensar o esforço do vendedor. “Ele até pode indicar o produto do concorrente, pois o cliente pode ficar impressionado com a postura do vendedor e acabar comprando o produto similar ao que ele queria”, explica Ortiz.

 

Fonte: EXAME.COM