Meu estoque de peas, ter ou no ter?, eis a questo!
28/02/2020
Meu estoque de peas, ter ou no ter?, eis a questo!

 Até parece matéria editada!, mas nesses longos 35 anos, vem ano e vira ano, e nos perguntamos diariamente, tenho que ter estoques para pronta entrega?, o que manter?, quanto manter?, uso a curva ABC do meu sistema de gestão?, acredito no gerente?, ouço meus vendedores?!

Pois é, já fizemos tudo isso, e a cada dia que passa recebo mais boletos, e mais pedidos de aumento de prateleiras e estrutura no espaço de estoque, observando junto a tudo isso, o desequilíbrio entre os boletos de compras e os boletos de vendas, o que fazer?

Sugestão!! E não formula!, procure criar um responsável por logística e processos , esta ai o segredo, na grande maioria das empresas os compradores não falam, e não vivem o dia a dia dos vendedores, e pior, não acompanham as tendências de mercado, juntamente a índices como emplacamentos de veículos, lançamentos, e mudanças feitas pelo fabricante e o mais importante a falta de alinhamento entre o que sua empresa quer vender, e o que o fabricante esta promovendo, com isso vimos todos os dias as chegadas de peças e ou mercadorias, sustentadas por histórico que na grande maioria das vezes, trata-se de paradigmas e hábitos e não necessidade!

Por isso, esse responsável por logística e processos terá que ser capaz de administrar três pilares, FABRICANTE, ESTOQUE, CLIENTE, e a cada dia diminuir seu estoque físico e troca-lo, por competência, e rapidez nos pedidos juntos ao fabricante, criar agilidade nos recebimentos , que é outro grande problema nas empresas, recebem as mercadorias, e muitas vezes, ficam paradas na expedição 02 dias até que a equipe de vendas enxerguem no sistema, causando falta de vendas, e de pronto atendimento, por isso as vendas perdidas, as consultas diárias, e as necessidades de seus clientes tem que fazer parte dessa logística e processos.

Isso resolve? Com certeza não, mas se acreditarem nisso, vão ver suas compras diminuírem ou serem trocadas por vendas certas e imediatas, seus boletos vão diminuir e seu recebíveis a curto prazo aumentarem, quem tem que ter estoque e competência de armazenamento junto a curva ABC é o fabricante, você que atende o varejo, tem que ser competente em vendas!

Pense nisso !!