Confira 7 atividades essenciais para obter mais produtividade no trabalho.
04/11/2012
Leia no artigo como você pode melhorar seu desempenho no ambiente corporativo.

 

Diante da rotina cada vez mais conturbada, com milhares de atividades a se fazer ao mesmo tempo e tendo a conectividade para contribuir ainda mais com esse grande leque de possibilidades em um dia corporativo, o foco do profissional fica da vez mais prejudicado, o que acaba por resultar na queda da produtividade e no desperdício de tempo e energia.


 

O primeiro passo pra tentar modificar esse cenário, é começar organizando seu dia. Segundo nossos consultores, ter um auto conhecimento é crucial para essa etapa, pois sabendo qual seu ritmo de trabalho, você conseguirá definir melhor o que fazer em cada momento.


 

Confira abaixo, algumas dicas para você conseguir melhorar seu desempenho:


 

- Faça uma lista de tarefas:


Iniciar o dia realizando uma lista com as principais atividades a serem realizadas, é um bom começo. Muitas pessoas iniciam os trabalhos pela parte que mais gostam, deixando as mais difíceis ou burocráticas para o final do dia. Mude esse comportamento.


Ao chegar na empresa, cheque seus e-mails e dê ênfase aquelas atividades que você não pode deixar passar durante o dia. Grife-as ou organize-as em uma planilha para conseguir visualizar melhor as pendências.


Assim como seu dia, tente organizar dessa forma a semana inteira e dê preferência aos primeiros dias para o trabalho mais pesado, deixando 5ª e 6ª feira, para atividades onde a energia não será tão necessária.

 

 

- Tenha Prioridades


Verificar o que deve ser cumprido diariamente, quais pessoas você precisa falar e o que deve ser finalizado, é uma forma de ajudar a melhorar a produtividade de sua rotina. Fazer uma atividade de cada vez, também é importante, pois caso você queira resolver tudo de uma vez só, só vai aumentar a pressão e a desorganização.

 

 

- Desconecte-se


Segundo pesquisas, hoje o brasileiro perde em média 2 horas de trabalho por dia, por estar conectado nas redes sociais. Esse tema é delicado porque essa mesma rede social também auxilia em outras situações, na rotina corporativa. Mas é de extrema importância, saber definir quais horários você se conectará.

 


- Relacione-se com as pessoas

 

Não é porque você está atolado em trabalhos, que você se isolará. Isso ao invés de ajudar, vai te prejudicar ainda mais. Reserve um tempo para conversar com superiores, subordinados e demais colaboradores. Muitas vezes nessas situações, você obterá alguma ideia ou projeto para solucionar determinada problemática do seu dia.

 

 

- Organize seu ambiente de trabalho

 

Nesse quesito, não interessa se você trabalha em uma célula compartilhada com outra pessoa ou se você possui uma sala e mesa individual. A dica é sempre manter gavetas organizadas, mesa sem papéis inúteis e anotações espalhadas por todos os lados. Quanto mais organizado esse ambiente, mais produtivo será seu dia.

 

 

- Cuida da agenda pessoal

 

A preocupação com sua rotina profissional não é focada apenas no momento em que você está na empresa. Especialistas informam que cuidar do sono e do seu despertar, o ajudará muito a cumprir suas obrigações e realizar as atividades que serão atribuídas a você.

 

 

- Fique de olho na saúde

 

Se alimentar bem, de forma consciente, fazendo uma refeição leve e rica em nutrientes, também o ajudará a alcançar seus objetivos diários na empresa.

 

Ao invés de gastar energia fazendo a digestão de uma refeição pesada, caso você se eduque e comece a se alimentar de forma mais saudável, seu organismo não gastará energia à toa e ela estará disponível para quando necessitar.

 

Em contrapartida, ficar sem comer também não adianta. Muito pelo contrário, te prejudica. Atividade física é outro grande aliado, pois além de melhorar sua saúde, vai te oferecer maior disposição, ajudando no aumento da concentração e produtividade.