Habilidade de comunicao extremamente importante nos dias de hoje.
09/11/2012
Falar bem, pode ser seu prximo desafio no ambiente corporativo.

 

Infelizmente a mesma internet que nos auxilia em diversos aspectos do dia-dia, é uma grande armadilha em outras situações. Se você se comunica apenas via redes sociais, torpedos e plataformas digitais, você está correndo um grande risco de se fechar em um universo paralelo e ter que modificar drásticamente seu comportamento, começando uma espécie de "fisioterapia verbal".

 

Em uma universidade em New York, existe um curso que segue essa linha. Sendo visto como uma orientação para os calouros, o curso ajuda os jovens - sem a presença de seus smartphones -  a se apresentarem em frente aos demais, reforçando a importância dessa linguagem verbal.

 

O grande problema que é visto por conta dessa nova forma de comunicação, é que as pessoas acreditam que através das gírias e da comunicação mais direta e objetiva, os demais entenderão de forma concreta o que acontece, interpretando de forma exata os sentimentos e sensações que a pessoa está transmitindo. E isso não é verdade.

 

Um exemplo para ilustrar essa situação descrita acima, é a utilização de gírias/comentários como: "tipo assim", "maneiro", "tipo, foi muito louco, entende?". Essas expressões cada vez mais presentes, demonstram a falta de vocabulário que os jovens estão tendo e isso certamente impactará no mercado de trabalho.

 

A boa capacidade de se comunicar, facilita na hora de criar relacionamentos profissionais, que acaba por desenvolver aspectos como liderança, auto estima, auto controle e a confiança de assumir a frente de situações que poderão exigir um cuidado mais apurado, de uma pessoa que saiba se expressar e gerenciar momentos de conflitos. 

 

Dúvidas ou sugestões, nossos consultores estão à sua espera. E-mails para: felipehs@sandreconsult.com.br 

 

Sucesso!