Networking: A importncia dessa prtica nos negcios.
18/05/2012
Entenda como essa atividade pode alavancar sua carreira.

 

No mundo corporativo atual, cada vez mais os profissionais dos mais diversos setores do mercado, precisam se atentar a essa atividade chamada de Networking. No Brasil, alguns especialistas dizem que por conta de nossa cultura, essa prática não é feita de acordo com seu propósito inicial (tornando-a forçada em algumas vezes), o que acaba por atrapalhar mais do que auxliar sua carreira.

 

Veja abaixo algumas dicas de especialistas que podem te ajudar na hora de conseguir criar um relacionamento profissional correto, evitando assim cair na armadilha de praticar algumas atitudes que julga serem propícias para a relação, se queimando no mercado:

 

 

- NÃO É PRECISO CUIDAR DOS RELACIONAMENTOS:

Pode parecer clichê, mas isso é cometido muitas vezes pelos profissionais. Não adianta nada procurarmos tal pessoa do seu círculo profissional, apenas quando precisa da ajuda. A dica é manter uma relação de ajuda mútua, independente da situação que vocês se encontrem. Uma vez diferente, você cairá no esquecimento e vice-versa.

 

 

- VOCÊ VAI PARECER INTERESSEIRO:

Normalmente esse pensamento acontece por conta das pessoa mais tímidas. O ideal é estabelecer uma relação boa com seus parceiros profissionais, mesmo quando não precisa de algo específico (indo além do trabalho). Isso vai gerar uma receptividade por parte da pessoa, que não o enxergará como interesseiro.

 

 

- NETWORK É SOMENTE TROCA DE CARTÕES:

Este é um erro cometido diariamente, pois passa a sensação de que tendo o cartão da pessoa, ela se recordará para sempre daquele instante, o que definitivamente não é verdade. Você precisa interagir com essas pessoas, de forma que seja lembrado em caso de futuras oportunidades e ocasiões que precise daquele contato. Converse, troque experiência e esteja disponível para não ser esquecido.

 

 

- ABORDAGEM EM EVENTOS É INCONVENIENTE:

A ideia inicial é analisar o ambiente em que se encontra. As vezes você estará em um evento exclusivamente para gerar networking e sendo assim as pessoas serão mais receptívas e abertas a receberem abordagens e também à abordarem. Uma dica é se aproximar de uma forma não invasiva, evitando falar sobre você e tentando descobrir sobre a pessoa abordada. Para os que são mais tímidos, procurar o organizador do evento, pode te auxiliar nesse primeiro passo de abordagem e relacionamento.

 

 

- QUALQUER NETWORKING É BOM:

O que podemos focar nesse quesito é o tempo e energia que você desperdiça na prática do Networking. É claro que conversar com pessoas de diferentes áreas e atividades pode te ajudar e agregar conhecimento em sua carreira. Mas ter foco pode otimizar seus relacionamentos, trazendo resultados mais rápidos para sua carreira.