Pesquisa descobre gene relacionado liderana.
15/01/2013
O gene, identificado como "rs4950", seria o responsvel por determinar, em parte, se algum ser um bom lder ou no.

 

Cientistas da University College, em Londres, descobriram um gene relacionado com a capacidade de liderança de uma pessoa, segundo publicou em seu último número a revista "Leadership Quaterly"

 


O gene, identificado como "rs4950", seria o responsável por determinar, em parte, se alguém será um bom líder ou não, de acordo com a pesquisa.

 

Para encontrar a sequencia genética se analisaram amostras de DNA de cerca de 4.000 pessoas, que posteriormente foram comparadas com informações sobre o trabalho e as relações sociais dos indivíduos.

 

Os resultados demonstraram que um quarto dos traços comportamentais típicos da liderança pode ser explicado pela genética.

 

"A ideia convencional de que a liderança é uma habilidade que se aprende continua sendo em grande parte verdade, mas demonstramos que também influem as características genéticas", afirmou hoje o cientista Jan-Emmanuel De Neve, que liderou o estudo.

 

Ainda não se sabe, no entanto, como ocorrem a interação deste gene com fatores externos, como o entorno no qual uma criança cresce.

 

"Apesar da liderança ser um talento que precisa ser desenvolvido, a genética pode jogar um papel relevante em prever que pessoa terá mais possibilidades de ser um líder", apontou o pesquisador.

 

 

Fonte: EXAME.COM