PREVISÃO DE VENDAS 2013.
04/02/2013
Confira o que nosso consultor diz sobre o desempenho das vendas para 2013.

 


A SC aguardou os primeiros movimentos do ano de 2013 para que tivéssemos uma sintonia mais apurada das expectativas quanto ao crescimento econômico de 3,5% do Brasil e pela retomada da expansão dos investimentos (estimados em 6%).

 


A partir de declarações de que o crédito para bens de consumo – Automóveis e Comerciais Leves e, principalmente, Motos – tende à retomar seus números ao longo do ano, e de que haja forte incentivo do financiamento BNDES para os segmentos – Caminhões e Ônibus, resolvemos apresentar nossas previsões de vendas para 2013:

 

 

Automóveis e Comerciais leves = + 2,5%


Não podemos confundir os emplacamentos de janeiro de 2013 que sempre trazem uma quantidade que deveriam ter sido feito em Dezembro. Mas alguns sinais nos leva a imaginar que as montadoras farão sua parte, independente dos incentivos que o Governo possa fazer, buscando negociações com sua rede de distribuição e de olho nos concorrentes.

 

Teremos a cada mês, um esforço conjunto na manutenção das vendas. Teremos que estar de olho nos investimentos da indústria que sinaliza um baixo apetite e uma manutenção constante em seu estoque regulador, mantendo-os com níveis proporcionais as vendas. Fica aí um alerta que vamos acompanhar. Mas a SC acredita que a dança das cadeiras do market-share, faça as marcas estarem atentas e buscando a cada mês manter o resultado global.

 


Motocicletas = + 7%


Temos que separar o mercado: motos de pequenas cilindradas (abaixo de 600cc), motos urbanas, motos de trabalho , das motos grandes (acima de 600cc). Nas motos pequenas continuaremos a ter dificuldades com o crédito. Esse segmento estará melhorando com dois pontos importantes: 1) A manutenção constante do emprego com carteira profissional assinada.  2) O ajuste no endividamento, de uma classe que aprendeu a gastar sem limites, mas ao mesmo tempo entendeu e fez de 2012 o ano de acertar a casa.

 

Assim, teremos com certeza um segundo semestre melhor e com mais oferta de crédito. Podemos portanto, esperar um crescimento de 3% para 2013. Já no segmento de motos grandes, a cada dia que passa teremos mais e mais seguidores. Alguns pontos favorecem. A base de usuários é muito grande. Essa base vem sofrendo uma educação de uso, é a nova classe C, classe essa que esta formada por profissionais liberais com espirito bem jovem, comerciantes de um modo geral que buscam a aventura, laser e a tranquilidade de um emprego em segmentos como, mercado financeiro, marketing, TI, e outros que buscam tecnologia, velocidade e segurança.

 

Esse mercado vai crescer muito esse ano e nós da SC imaginamos um crescimento na casa de 11%. Novamente estaremos de olho nas decisões de investimentos das montadoras que dependem, na grande maioria, de suas matrizes que se encontram fora do nosso País e sofrendo com a crise mundial.

 


Caminhões = + 6%


Esse mercado será uma Guerra Comercial e aqui temos vários fatores que vão influenciar nesse sentido. O primeiro deles estará no crédito que as empresas não terão com facilidade, mesmo com o esforço do Governo via BNDS e incentivos na manutenção desse segmento, vamos bater de frente com um ano muito difícil e de baixíssimos resultados que foi 2012 para as empresas.

 

Outro ponto que influenciou muito para a queda, está nas dificuldades que as montadoras estão sofrendo para se adequar a legislação de emissão de gases e ruídos que é o EURO 5. Isso demanda muito investimento de adequação por parte das empresas do segmento, num ano sem resultado!!!

 

Novamente, vamos depender das Matrizes que ficam fora do Brasil em manter esse apetite nos investimentos. Nos da SC estaremos de olho sempre, mas acreditamos que os eventos que o Brasil terá em 2014 como Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas em 2016 e outros, exigirá do Brasil e governantes, investimentos altos. Isso tende a favorecer muito as empresas na troca de sua frota e aumento do parque circulante.
 

 

 

Quer melhorar as vendas de sua revenda/concessionária? Mande um e-mail para: felipehs@sandreconsult.com.br que nosso consultor entrará em contato imediatamente com você.