VENDER nos dias de hoje!
19/02/2013
Comentarista especializado fala sobre como vender em 2013.

 


Pode até parecer um chamado comum, mas essa expressão virou uma dúvida na cabeça dos dirigentes. Quando me perguntam o segredo dessa frase , eu paro para pensar e tento descobrir onde começa a venda.

 

 

Há mais de 25 anos, o Brasil tinha até então alguns bons balcões de lojas que representavam a linha de corte entre o comprador e o vendedor. Muitas coisas evoluíram, e há 20 anos foi criado a mesa de atendimento.

 

 

Nesse momento passávamos a atender o comprador sentado, onde podíamos colocar à sua disposição vários catálogos e papéis que ajudavam a ilustrar o produto e/ou serviço. Mais uma vez a evolução mercadológica aconteceu, e nesses últimos 15 anos descobrimos que a mesa de atendimento não poderia ter linhas retas e cantos, pois isso transformava a negociação em uma disputa.

 

 

Então nossos gurus descobriram que se a mesa fosse redonda, traria para negociação um debate próximo e amigável, e não mais um momento onde o comprador disputava com o vendedor um valor e/ou um formato de compra.

 


Novamente há 10 anos conseguimos entender que o pronto atendimento em pé, ao lado do comprador, e próximo ao produto, colocaria na negociação o comprador e o vendedor na mesma linha de parceria, ou seja, estamos tentando juntos o fechamento de um negócio comercial.

 

 

As mesas sumiram dos showroom´s e passaram a confinar os vendedores em uma sala de vendas, buscando um novo formato de trabalho: a prospecção. E nesses últimos 5 anos fizemos da internet a nova mesa de trabalho, onde podemos ter espaços virtuais gigantes, modernos e de última geração.

 

 

E vem a pergunta: O comprador está entendendo tudo isso? Ele acompanhou essa evolução?

 


Na verdade, vender em 2013 vai exigir simplesmente que o vendedor entenda o comprador , saiba onde ele vive, do que ele gosta, quais são os pontos importantes com relação ao produto, qual o meio que ele quer ser abordado, qual geração ele pertence e o quanto você entendeu e aproveitou essas informações.

 


Então eu posso afirmar: Vender nos dias de hoje é muito fácil, e com as ferramentas que temos disponíveis, podemos fazer de uma venda uma verdadeira relação comercial de longo prazo.

 

 

Bem, eu assinarei alguns editoriais para o portal SC daqui para frente. Espero que você leitor curta e nos ajude com o tema da semana que vem. Boas vendas!!!

 

 

Dueck Facco - Comentarista Automobilístico