Dueck, como voc v o comportamento de compra do consumidor brasileiro?
19/03/2013
Confira o que nosso comentarista acha sobre esse tema to atual na mdia mundial.

 


Eu tenho estudado esse comportamento há muito tempo e vejo mudanças radicais e extremamente diferentes, entre homens, mulheres e até crianças, isso mesmo, crianças. 


Se observarmos com atenção vamos ver o quanto as crianças de hoje influenciam nas decisões de compras, ou pela participação precoce que todas tem nesse novo mundo, ou pela participação que elas tem no cotidiano das novas famílias brasileiras.

 

Eu vejo o comportamento deste novo consumidor como um marco nesse momento, exigindo o novo o tempo todo, não fidelizando-se a nenhuma marca, conceito e fazendo do "preço", o grande motivador para decisões de compra, onde muitas vezes não há qualquer tipo de avaliação.

 

Sempre ouvimos que o homem não gosta de ir ao shopping, não gosta de fazer compras e muito menos gosta de produtos para beleza, certo? Errado!!! Hoje os homens se cuidam, cozinham, são modernos, tem emoções e não tem mais vergonha de mostrar isso à sociedade. 

 

São mais objetivos? Sim, mas mudaram radicalmente a posição passiva e foram de forma rápida e objetiva às compras. Mulheres, são sinônimo de compras certo? OK, mas muito mais decididas e conscientes desse novo momento.

  

Esclarecidas, pacientes, mas valorizando a cada dia o momento de comprar com o tempo administrado e tendo sempre valores muito bem avaliados.

  

Vale ressaltar também as diferentes formas e plataformas de compra que hoje estão disponíveis à todos nós. Por exemplo a internet, que impulsionou e facilitou muito a compra por parte do shopper, seja em um supermercado, seja em uma livraria e até mesmo no segmento da SC, automóveis e motos.

  

Hoje a tecnologia é uma grande aliada para nos auxiliar a comprar aquilo que desejamos. Em um mundo frenético, onde não temos tempo de sair para almoçar, por exemplo, fazer compras utilizando esses meios digitais, muitas vezes, é a única forma de conseguir comprar os produtos/serviços que necessitamos. 

 

De acordo com uma pesquisa do IBGE, 20% dos internautas brasileiros realizam compra pela internet.  Aqueles que ainda não o fazem, disseram que a insegurança faz com que eles não comprem. Porém esse receio de comprar utilizando o computador, vem diminuindo vertiginosamente.

  

A internet é uma janela para o mundo e abriga todo o tipo de usuário, até mesmo o mais exigente. Justamente por isso as empresas estão cada vez mais preocupadas em atender à todos e de forma segura e confiável. 

 

E falando de concessionários de veículos, temos um desafio:

 

Tornar produtos e ambientes tipicamente masculinos, atrativos ao público feminino.

 


Pensem nisso!!!

 

 

 

Por DUECK FACCO - Comentarista SC.