Como a meditao pode ajudar na sua carreira.
16/05/2013
Prtica milenar contribui para o desenvolvimento de competncias valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Aprendi a meditar em 2004 quando comecei a treinar Kung Fu – antiga arte marcial chinesa. Meu mestre constantemente me colocava para meditar e a partir dessas sessões comecei a desenvolver três grandes habilidades que atualmente me ajudam. Tenho certeza que nos últimos anos alguns êxitos pessoais e profissionais foram obtidos devido a essas competências. Por isso, quero compartilhar a importância delas pra mim, principalmente, na carreira.



Autoconhecimento: foi o que me fez escolher Administração. Saber claramente o que você gosta fazer e quais são os seus objetivos irá contribuir para tomar a decisão certa sobre qual profissão seguir. Mas o aspecto mais importante é que conhecer a nós mesmos é o primeiro passo para melhorarmos como pessoas também.

 

O artigo “What Makes a Leader?”, que é um dos mais lidos de todos os tempos da revista Harvard Business Review, escrito por Daniel Goleman, coloca o autoconhecimento como um dos cincos componentes da inteligência emocional. Além disso, destaca que essa habilidade é determinante para a formação de um líder verdadeiro. Desde que li o artigo no início de 2012, tenho procurado desenvolver ainda mais essa minha capacidade.



Concentração: vivemos atualmente em uma sociedade multitarefada. Agora é raridade ver uma pessoa fazendo uma coisa de cada vez. Todos estão sempre “trabalhando, ouvindo música e online facebook” ou “estudando, assistindo filme e no Whatsapp” ao mesmo tempo.

 

Esses hábitos criam uma desagradável sensação de não ter feito nada ao final do dia. Ou melhor, de ter feito muitas atividades, mas nenhuma delas em profundidade. Quando de fato nos concentramos em uma tarefa, somos muito mais eficazes. Afinal, não há nada mais impressionante do que um cérebro 100% focado.



Projeção: consiste em intencionar o que desejamos. Pode ser utilizada para objetivos de curto, médio e longo prazo. Na época que treinava Kung Fu, me projetava conquistando os campeonatos mineiros e brasileiros.

 

Antes de ser aprovado no intercâmbio para estudar em Portugal, projetei essa conquista com tanta vontade que, mesmo antes de acontecer, já me sentia vencedor. Isso fez meu modelo mental ficar mais adequado para superar cada etapa até conquistar a aprovação.

 

Agora, você pode estar se perguntando “Como meditar?” Saiba que não vou para um templo nas montanhas e nem acendo um incenso para tal. Pode começar pelas manhãs fechando os olhos em um ambiente calmo e se atentar somente à respiração. Em seguida, refletir sobre o que fez ontem e o que precisa fazer o hoje para ter um dia mais saudável e proveitoso!

 

 

Fonte: ClickCarreira