Dueck Facco: O que fazer em momentos de crise?
28/05/2013
Confira a matéria onde nosso comentarista, Dueck Facco, explica o que é e o que fazer em um momento de crise.

 

Nesses últimos dias estive um pouco afastado das minhas atividades como comentarista no Portal SC por estar em viagens fora do País. Por isso tivemos esse hiato entre meu último post e o de agora.

 


Gostaria de agradecer, primeiramente, o retorno que venho tendo através dos e-mails que o pessoal da SC está me encaminhando, contendo dúvidas, sugestões de matérias e muita troca de conhecimentos.

 


É muito bacana esse retorno e saber que mesmo que à distância, a ideia que nosso consultor Alvaro Júlio Sandre teve, de fato, está surtindo efeito e ajudando muitas pessoas que acompanham nossas reportagens.

 


Aproveitando essas viagens, tive uma encomenda da SC para pesquisar tendências e conceitos e mesmo com a crise da Europa e a retomada lenta dos EUA, podemos vivenciar várias experiências, que tenho certeza que vão contribuir muito com todos vocês daqui para frente.

 


Dentre as experiências e as dúvidas dos seguidores da SC, o tema que tivemos mais procura foi: “O QUE FAZER EM MOMENTOS DE CRISE?”

 


Chega a ser interessante entender o empresário brasileiro. Ele pode ser considerado, nos últimos anos, como um dos maiores visionários e com poder de adaptação que existe no mercado. Eles conseguem sair de uma notícia de crise, antever e reagir tão rápido quanto o sinal de recessão.

 


Mas eu sou muito cético, não enxergo crise (CETICO É UMA PESSOA QUE NÃO ACREDITA, INCREDULA, QUE DUVIDA DE TUDO) e eu acho que o empresário não pode enxergar também. Minha visão sobre esse assunto “CRISE” tem que ser recebida sempre como oportunidade.

 


Se estivermos atentos ao nosso negócio, se vivermos esse negócio na íntegra, na plenitude e se estivermos atentos às mudanças e tendências, estaremos sempre prontos e equalizados para reagir.

 


Se eu fosse questionado para oferecer uma dica pontual neste post, seria: TRABALHAR mais!!! Conhecer o negócio, ter sempre as alternativas mesmo sem crise para provocar as vendas.

 


Realizar o estoque, criar, mesmo com as vendas atingindo as metas. Testarmos reações entre 10, 20 e até 30% em nossos números, pois essa equalização e reação vai exercitar nossa capacidade de viver em momentos de crise.

 


Mas afinal, o que você entende como CRISE? Crise pode ser:


1 - Med.Manifestação súbita, inicial ou não, de doença física ou mental.
2 - Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos sentimentos; do colapso.
3 - Eficiência, penúria.
4 - Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão.

 


Diante desse contexto, outra dica que eu posso oferecer-lhes é: inove sempre. Busque experiências diferenciadas. Crie situações novas, joviais, com cores. Saia de sua zona de conforto e conheça seu cliente hoje.

 


Não espere de forma nenhuma a crise e/ou o momento de. Viva o tempo todo em busca de sua superação e se a crise surgir, tire proveito e reinvente tudo.

 


Espero poder estar mais perto de vocês daqui para frente e contribuir melhor com essas dúvidas.

 


Quem tiver interesse em se aprofundar mais neste tema, por favor, não deixe de entrar em contato com a equipe SC, no email: felipehs@sandreconsult.com.br.

 

 

Certamente entraremos em contato e tentaremos o auxiliar da melhor maneira possível.

 


Abraço e até o próximo desafio!

 

 

Dueck Facco - Jornalista e Comentarista SC.