Nível de comprometimento determina sucesso profissional.
04/06/2013
Mostrar proatividade e não reclamar das tarefas são algumas das atitudes fundamentais para aumentar o desempenho no trabalho.

 

Comprometimento, responsabilidade, dedicação. Não é preciso ser recrutador ou funcionário de RH para imaginar que essas são as palavras mais repetidas pelos candidatos na hora de se apresentar durante um processo seletivo. Uns decoram, outros falam porque soa bonito. Mas afinal você sabe o que é realmente ter compromisso e responsabilidade com a empresa?

 


Há seis meses tive uma conversa rápida com um mineiro que assim como eu veio morar e estudar aqui nos Estados Unidos. Na ocasião eu estava em uma universidade famosa aqui na região da Flórida e procurava por informações sobre cursos para estrangeiros. A questão foi que por duas semanas fui ao campus, conversei com conselheiros e funcionários antigos que não conseguiram esclarecer uma dúvida específica que eu tinha. Cansada de tanta informação incoerente, me dirigi ao setor de atendimento ao aluno pronta para fazer uma reclamação e fui recebida por esse brasileiro.



Com algumas palavras ele já identificou o meu sotaque e passamos a conversar em português. Com apenas um mês trabalhando na universidade, esse garoto sabia explicar de tudo e de maneira perfeitamente detalhada. Ele me contou que foi contratado apenas para registrar reclamações e repassar para os setores responsáveis, mas que estava tão satisfeito de trabalhar lá que passou a se interessar e ler sobre todos os assuntos questionados na faculdade. Em dez minutos minha dúvida já estava esclarecida e ganhei novos conhecimentos e ideias que me fizeram sair muito satisfeita do lugar.



Esse é o tipo de funcionário que eu acredito que tem sucesso em qualquer empresa. Tem o comprometimento de estar envolvido com os assuntos da empresa, se preocupa com a informação precisa e com a satisfação do consumidor ou cliente. Isso significa que é preciso dedicação para passar no processo seletivo, mas é preciso mais esforço ainda para estar sempre adequado à empresa. Para isso, fiz uma lista de dicas que considero importante para ter o um alto nível de comprometimento com a empresa:



Escolha uma empresa que você possa ter o prazer em trabalhar - Não adianta passar no processo de trainee da empresa que paga bem e depois não sentir vontade alguma de fazer a tal diferença que falou no discurso durante as fases do recrutamento.


Trabalhe com interesse em todos os assuntos que envolvem a empresa - A frase “cada um com seus problemas” não combina com comprometimento. É importante se interessar, procurar saber sobre assuntos de outros setores, com o objetivo de sempre estar apto para ajudar colegas ou solucionar problemas imprevistos.


Leia sobre tudo que é divulgado da empresa - Mais uma vez não ficar fechado a apenas questões relacionadas ao seu setor. O bom conhecimento ajuda a desenvolver ideias e fazer a diferença na empresa. E esse tipo de interesse deve surgir antes mesmo da candidatura ao processo de trainee ou estágio. Estar atualizado e bem informado é fundamental.


Tenha a capacidade de contagiar os companheiros de trabalho - Pessoas motivadas são a chave para o sucesso dos negócios na empresa. Mesmo que os colegas de trabalho apareçam sempre com uma ideia pessimista, faça a sua parte e continue acreditando na empresa e no seu importante papel como funcionário.


Pense em inovação e construa metas - Crie ideias de inovação dentro da empresa, planeje melhorias e faça metas que possam influenciar na prosperidade da empresa. Se ganhar um tempinho de folga esqueça o facebook ou twitter e procure pensar em projetos que certamente te darão destaque e muito sucesso dentro da empresa.



Pensando em tudo isso, estar comprometido com a empresa parece muito mais fácil na teoria do que na prática. Mas se a ideia é ter sucesso está aí uma ótima forma de começar a fazer a diferença. Por hoje é isso, até o próximo post.

 

 

Fonte: ClickCarreira